terça-feira, 15 de maio de 2012

Para professores: Sugestão de Atividade 1

Sugestão de atividade : O rei Gilgamesh (Ludmila Zeman)

O Projeto político pedagógico de nossa Escola trata de valores e convivência ! Uma atividade que fiz com as turmas  de quarto e quinto ano envolveu a leitura do Livro O rei Gilgamesh.
O livro começa : "Há muito tempo, nas terras da Mesopotâmia, um rei chamado Gilgamesh foi mandado pelo deus Sol para governar a cidade de Uruk.
Gilgamesh era parte deus e parte homem. Ele parecia humano, mas não sabia o que era ser humano. Ele tinha poder e riqueza, sem ser feliz. Tinha tudo, menos amigos. Vivia sempre sozinho. Por isso tornara-se amargo e cruel..."

Após a leitura do livro , fazemos os ouvintes refletirem sobre "O que é ser humano??" , enfatizando que o lado cruel e amargo de Gilgamesh se devia ao fato dele não saber o que era ser humano. Após dar alguns minutos para a turma debater e refletir sobre esta pergunta , listamos no quadro ou em uma folha as suas conclusões. Em outra folha ou do outro lado do quadro listamos tudo o que eles escutam e assistem na tv sobre o que anda acontecendo com a humanidade... coisas como assassinato , guerras , assaltos , morte com certeza farão parte dessa lista. Daí vem outro momento de reflexão : por que muitos demonstram ser pessoas violentas , mentirosas ,desrespeitosas, traidoras , egoístas dentro da  família ou na escola se sabemos que isso é errado , que isso não é humano?? Outras inúmeras respostas e opiniões deverão aparecer. Devemos registrar todas e quem sabe fixa-las em algum local em que possam ser vistas em outras ocasiões para que eles sempre reflitam sobre suas atitudes , se são humanas ou não.

Abaixo um exemplo do que foi  listado pelos alunos



Nenhum comentário:

Postar um comentário