quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sugestão de atividade II - Palmas e Vaias

Hoje a sugestão de atividade é como livro de Sonia Rosa , Palmas e Vaias. A história fala sobre a personagem Florípedes  que experimenta as mudanças da adolescência: um novo corte de cabelo, uma dor de dentes, os peitos que crescem e o corpo que estica de uma hora para outra. Além disso, Florípedes enfrenta mais reviravoltas: ela muda de bairro e muda de escola. Ela precisa então fazer novos amigos e conhecer os novos professores, mas se depara com as diferenças e chega a ser vaiada na festa junina da escola, mesmo assim recebe todas as palmas e carinho de sua mãe!


Após a leitura , podemos fazer uma atividade lúdica. Lembram o quadro ' Pra quem você tira o chapéu?' do programa Raul Gil?? Na nossa atividade, se chamará 'Você bate palma ou vaia?'
Em envelopes , colocamos alguns temas como : Violência , Amizade , Escola , Bullying, Namoro , Professores , Trabalho , Divórcio , Mídia , Anorexia ...etc...
Cada aluno é convidado a abrir um envelope com um tema e dizer se bate palmas ou vaia aquilo que está escrito dando a sua justificativa.

Espero que tenham gostado da sugestão e que sejam bem sucedidos se a usarem em suas respectivas SL's.

Um grande abraço e até a próxima!!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Festival Ana Maria Machado na EM Joracy Camargo

Neste bimestre, nosso Projeto de leitura envolve uma homenagem a uma escritora, colecionadora de vários prêmios na categoria infanto juvenil : Ana Maria Machado.
Além de terem contato com a obra dessa grande autora , os alunos também vivenciaram experiências de leitura e escrita inspirados pela mesma.
Para ter acesso ao Projeto clique AQUI
Segue abaixo , nossa exposição.




Biografia de Ana Maria Machado.
Exposição de trabalhos:
Como seria o convite de casamento da Dona Baratinha? As crianças do 1 º ano imaginaram....




As turmas de 1 º ano fizeram textos coletivos com convites de casamento da Dona Baratinha.

Você sabe como se faz a feijoada que o seu Rato tanto queria em seu casamento? Os alunos do 2º ano aprenderam como se faz e escreveram a receita.


O 3º ano noticiou o que aconteceu no casamento:

"Até que enfim , mas não para sempre" foi a manchete que noticiou o ocorrido no casamento de D Baratinha.
O 4º ano fez um gráfico com uma pesquisa de opinião : Quem deve casar com dona baratinha?

A Educação Infantil colocou um anúncio: Procura-se marido para Dona Baratinha.

Os pequenos também fizeram um cartão parabenizando D. Baratinha pelo casamento!
Também registraram o que sabiam sobre casamento.
Até a Sala de Recursos também entrou na história da D. Baratinha:



Trabalhos sobre as outras obras de Ana Maria Machado:
 O 4º ano se inspirou em 'Palavras , palavrinhas e palavrões' para procurar palavras desconhecidas no dicionário:


O 5º ano se inspirou em 'O Jabuti sabido e o Macaco metido' para pesquisar as propriedades das frutas e fazer uma saborosa salada de frutas:





O 3º ano viajou no balão da 'Velhinha maluquete":



Já o 4º ano imaginou quem eles levariam no balão:

 O 3º ano também reescreveu a 'Menina bonita do laço de fita':


O 5º ano se inspirou em 'De carta em carta' para formar um correio escolar:




Os carteiros recolhiam e levavam as cartas dos alunos .
Ainda teremos o teatro do Casamento da Dona Baratinha , realizado pelas turmas de Educação Infantil. Certamente filmaremos e mostraremos aqui no blog para vocês!!

Agradecemos a todos os professores e turmas que se envolveram no projeto !! Sucesso absoluto!! Somos realmente uma escola que lê e sonha!




Lançamento Educoteca

No dia 9 de Maio tivemos o lançamento da EDUCOTECA no Teatro Carlos Gomes ,Centro do Rio. Rafael Parente, Subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais, apresentou  esta nova ferramenta que poderá ser usada por alunos e professores. Trata-se de uma plataforma online que trará livros digitais e interativos .

Foto: Profª Fabiana Abreu

No mesmo dia, houve uma entrevista com Laurentino Gomes , autor de 1808 e 1822 , que se tornou padrinho da Educoteca.


Foto: Profª Fabiana Abreu

terça-feira, 15 de maio de 2012

Para professores: Sugestão de Atividade 1

Sugestão de atividade : O rei Gilgamesh (Ludmila Zeman)

O Projeto político pedagógico de nossa Escola trata de valores e convivência ! Uma atividade que fiz com as turmas  de quarto e quinto ano envolveu a leitura do Livro O rei Gilgamesh.
O livro começa : "Há muito tempo, nas terras da Mesopotâmia, um rei chamado Gilgamesh foi mandado pelo deus Sol para governar a cidade de Uruk.
Gilgamesh era parte deus e parte homem. Ele parecia humano, mas não sabia o que era ser humano. Ele tinha poder e riqueza, sem ser feliz. Tinha tudo, menos amigos. Vivia sempre sozinho. Por isso tornara-se amargo e cruel..."

Após a leitura do livro , fazemos os ouvintes refletirem sobre "O que é ser humano??" , enfatizando que o lado cruel e amargo de Gilgamesh se devia ao fato dele não saber o que era ser humano. Após dar alguns minutos para a turma debater e refletir sobre esta pergunta , listamos no quadro ou em uma folha as suas conclusões. Em outra folha ou do outro lado do quadro listamos tudo o que eles escutam e assistem na tv sobre o que anda acontecendo com a humanidade... coisas como assassinato , guerras , assaltos , morte com certeza farão parte dessa lista. Daí vem outro momento de reflexão : por que muitos demonstram ser pessoas violentas , mentirosas ,desrespeitosas, traidoras , egoístas dentro da  família ou na escola se sabemos que isso é errado , que isso não é humano?? Outras inúmeras respostas e opiniões deverão aparecer. Devemos registrar todas e quem sabe fixa-las em algum local em que possam ser vistas em outras ocasiões para que eles sempre reflitam sobre suas atitudes , se são humanas ou não.

Abaixo um exemplo do que foi  listado pelos alunos